Dia dos Avós

Vovólima desenhada com traços de criança, segurando um chocolateVocê sabia que amanhã, 26 de julho, é o Dia dos Avós? Fui lembrado pela Aline sobre esse fato que eu desconhecia. Como possivelmente não estarei aqui para publicar um lembrete, deixo agora o meu recado.

Dei uma bistilhotada na web e descobri que o Dia dos Avós é comemorado nessa data em homenagem ao dia da Santa Ana e do São Joaquim, pais de Maria e -conseqüentemente- vóvis e vôvis de Jesus Cristo.

O povo conta que os dois viviam em Nazaré e que não tinham filhos, mas sempre oravam para Deus para que este lhes agraciasse com um bichinho de bochechas gordas. Mesmo velhinhos (creio eu), um anjo apareceu e comunicou que a dona Ana estava grávida (tal mãe, tal filha?) e em pouco tempo eles tiveram uma meninola fofíssima que eles deram o nome de Maria. Infelizmente, a dona Ana morreu quando a Maria tinha apenas três aninhos, triste isso…

Bem, por eles terem sido os papis de Maria de Nazaré (que teve o baby Jesus) e serem devotos de didio, acabaram sendo considerados santos. Li em algum canto que a Santa Ana também é considerada a padroeira das mulheres que querem engravidar – será que não tem um santo dos bonequeiros? Será que é o Geppetto?

Agora que aprendemos um pouquinho mais, desejo a todas a vovós (e vovôs) do mundo um feliz Dia dos Avós! A pedido da Fabine, deixo aqui a homenagem que ela fez para a Vovólima:

Vovólima desenhada por sua neta, a Fabine

Um grande abraço a todos e beijos carinhosos para suas avós e avôs,

.faso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *