Quaqui, qua-qua, qua qui, quaqua?

Ontem (domingo) foi um dia divertido. Saí de máquina e cuia para casa da Senhora .marcamaria (a Aline) para nós dois quebrarmos um jejum de oito meses sem fazer bonecos juntos. São Pedro ajudou muito e não fez o céu cair em São Paulo, o que me ajudou a carregar a Tia Elna (minha maquininha de costurar “portátil” de 13kg) em uma viagem de duas horas e meia de ônibus. Desse encontrou saiu mais um Zumbigo (que eu ganhei! é meu!!! XD) e um menininho de 7 cm de altura muito especial: o Quaqui.

O que será isso enrolado dentro do armário?

O que será isso enrolado dentro do armário?

O Quaqui é uma criaturinha mágica que vive escondida nos jardins e florestas. Atualmente é muito difícil de o ver nas cidades, pois nós temos uma mania de destruir tudo que é belo – só poucas pessoas como a Vovólima já viram um desses seres.

Quaqui, qua qua qui!!

Quaqui, qua qua qui!!

Os Quaquis são criaturinhas muito alegres e falantes, mesmo só falando quaquis, quaquas, etc. (daí a origem do seu nome). Eles são pequenos zeladores da natureza. Por exemplo: se no meio da floresta alguém quebra o caule de uma plantinha, eles surgem e consertam. Se um besouro cai de costas para baixo, com a pontinha da orelha eles empurram o bichinho de volta para o lugar.

Eles se alimentam de coisas que a natureza os oferece, como uma frutinha que cai da árvore, uma semente deixada por um pássaro ou pequenas poças d’água formadas pela chuva. A quem acredite que isso não ocorre por acaso que, na verdade, são os seres da natureza agradecendo pelos serviços prestados pelos seus zeladores. Mas existe algo que os Quaquis são apaixonados: doces.

Reza a lenda que uma criança andava pela floresta – com sua lancheirinha cheia de guloseimas – acaba perdendo o caminho de volta. Sentando-se sobre uma pedra ela começa a chorar, quando ela ouve voz aguda e espremida, dizendo “Quaqui, qua-qua, qua qui, quaqua?” – e ela olha para baixo e vê um pequeno ser peludo olhando com cara de preocupado para ela. Após muita conversa em que um não entendia o que o outro dizia, mas sabiam o que ambos queriam dizer, o Quaqui a guia para o caminho de volta e em retribuição, ela deu um enorme bala de goma para o bichinho que ficou todo feliz.

Agora você já sabe: toda vez em que ver um Quaqui, não se assuste! Sorria e ofereça um doce para ele que certamente você ganhará um grande amigo!

A história por trás da estória

O Quaqui surgiu de uma lembrança que a Sra. .marcamaria me contou. Quando ela era pequena, ela imagina que existiam seres pequenos escondidos nas plantas da sua casa, com os quais ela brincava. Achei essa estória linda e a guardei até o dia em que eu poderia fazer algo para a representar, foi aí que a Andrea Onishi me mandou um super presente pelo correio: uma linda pelúcia marrom, material que eu nunca havia usado. Com isso surge o motivo para eu colocar os panos em prática.

Primeira imagem e moldes do Quaqui

Primeira imagem e moldes do Quaqui

Para ampliar esse presente, resolvi dar um Quaqui de presente para quem a melhor história sobre ele, que na época envolvia a Vovólima. A ganhadora, a Ana Didi escreveu uma linda histórinha que vale a pena ler.

Para que serve um xícara? Café? Não, é uma cama de Quaqui!

Para que serve um xícara? Café? Não, é uma cama de Quaqui!

Como o .marcamaria ainda estava se desenvolvendo, demorei horrores para conseguir fazer o Quaqui que nesse final de semana ficou pronto. Agora vem a parte deliciosa da história: farei apenas mais 3 (três) Quaquis, cada um com uma diferença, sendo eles presenteados para a Ana Didi (que já havia ganhado), para Aline (a minha senhora que incentivou a idéia ) e para a Andrea por ter me dado um presente que se tornou algo tão mágico. Então meninas: só vou acabar uma encomenda minha aqui e vou tratar de fazer os Quaquis de vocês! Então aguardem!!!

Quaqui de frente

Quaqui de frente

O boneco do Quaqui está em escala real, ou seja, com os seus enorme 7 cm de altura (e 10 cm de orelha).

Quaqui de lado

Quaqui de lado

Como nunca havia mexido com pelúcia, descobri algumas coisas novas na sua feitura (tenho que ficar orientando os pêlos antes de costurar).

Quaqui de costas

Quaqui de costas

Pézinhos do Quaqui

Pézinhos do Quaqui

Só que com o seu diminuto tamanho, o Quaqui é um desafio a parte – mas valeu muito a pena ter feito ele.

O que vocês acharam? Querem que eu faça mais Quaquis para o mundo? Quem já viu um Quaqui?

Um grande abraço,

.faso

14 comentários sobre “Quaqui, qua-qua, qua qui, quaqua?

  1. Henrique disse:

    Que coisa mais fofa! rsrs Muito bom .faso, adorei (e a caminha dele também!)!

    Ele poderia ser descoberto um dia pela vovólima, sem querer, dormindo na xícara de chá preferida dela!

    Só senti falta do olhinho dele como no desenho, com aquela bolinha branca ao redor dos olhos fechadinhos e pretos!

    Grande abraço meu querido!

  2. .faso disse:

    Aline – aguarde minha senhora! XD
    Andrea – adorei o presente! foi mágico mesmo!! Aguarde o seu bichinho também!!!
    Henrique – opa meu querido! Você leu a história da Ana Didi? Fala exatamente isso que você disse. Sobre os olhos: acho que eles voltarão… na hora H tirei nem sei o porque… hehehe

    Um grande abraço a todos,

    .faso

  3. marina disse:

    faso, não sou nada religiosa, mas você me faz dizer o jargão “que deus te ilumine pelo talento que você tem”.

    parabéns! seu trabalho é sempre uma beleza, uma alegria e um carinho.

  4. Mila Bomtempo disse:

    amei o quaqui…
    nunca vi nenhum, mas minha mãe sempre foi muito urbana, não levava a gente a parques, etc!
    mas acredito demais que eles existam… se não, quem ajudaria as criancinhas a sair da floresta quando se perdem?

    XD

    e acho que você pode sim fazer mais milhões de quaquis pro mundo! eu mesma quero um pra mim!

    =*s mano de chocolate!

  5. Laís disse:

    Sabe, Faso…
    Aqui em casa nós temos morangos plantados…
    Se eu te contar que os morangos (aqueles grandes e bem vermelhos), quando já estão quase prontos pra serem tirados da plantinha somem?!
    Acho que você solucionou meu problema…
    É o Quaqui…
    Mas tudo bem…
    Eu vou deixar o Quaqui comer os moranguinhos…
    Vai que eu descubro alguma coisinha boa que o Quaqui fez aqui em casa, né?!

    Beijos, da “menininha”…
    hahahaha

  6. .faso disse:

    Laís,

    Se aqui tivesse mais platinhas, também ia achar que era o Quaqui dando uns perdidos no meu bloquinho de post-it – mas deve ser o saci mesmo!

    Menina! Sua casa deve ser um luxo por ter pé de morango assim desse jeito!! Que inveja!!! Quero uma casinha assim para mim (amarelinha, com portinha branca).

    Um grande abraço,

    .faso

  7. ana_didi disse:

    Ai o meu Quaqui!
    Ele já tem até a casinha dele preparada e esperando por ele. Uma xícara de porcelana de flores azuis que era de minha mãe e que eu nunca uso de tanto que gosto dela :)
    beijinhos faso…num vejo a hora dele vir pra cá morar numa xícara a beira mar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *