Roubaram um Zumbigo!!

Zumbigo original, criado pela Ana Cris (atente para a data)

Zumbigo original, criado pela Ana Cris (atente para a data)

Roubar conteúdo é algo tão escabroso que eu não consegui nomear de outra forma senão com um palavrão.

Eu estava aqui, hoje da madrugada observando os logs do .marca quando me deparo com um link que eu nunca havia visto. Fui verificar e o autor do blog falou que ia fazer um Zumbigo (com “nofollow” que não merece indexação). Até comentei falando para me enviar a foto quando estivesse pronto. Quando começo a navegar, o susto:

A imagem roubado do Zumbigo (atente para a data)

A imagem roubado do Zumbigo (atente para a data)

Eu já vi esse Zumbigo em algum lugar. Após enviar um e-mail para Ana, confirmo minha dúvida: imagem e autoria roubadas.

O direito de criar

Sou uma pessoa que não baixa filmes ou músicas da internet, não compro cds ou dvds piratas, nem em meu computador tem programa pirata. Já fiz isso? Claro, na época que eu não tinha muita consciência, mas depois de começar a me envolver com software livre, direitos autorais, descobri algo muito importante: o direito de criar.

Pela nossa Constituição, as “obras do espírito humano” são protegidas por lei. Diferentemente do copyright (direito de cópia) americano, onde o que se protege é a obra, aqui no Brasil o que é assegurado é o autor – aquele que aplicou seu conhecimento e criatividade na elaboração de algo. O direito de explorar isso financeiramente é um direito adquirido daquele que cria. Se copiamos algo ilegalmente, podemos não estar prejudicando o autor da obra, mas sim estamos nos prejudicando – como assim?

Acompanhe o raciocínio: se vivemos em uma sociedade em que o copiar sem pagar é considerado um sinônimo de “esperteza”, de “liberdade”, o que acontece quando alguém copia algo que criamos? Se nós quebramos os direitos do autor daquela música que adoramos, porque ficaríamos bravos de ver alguém roubando uma imagem nossa? Afinal, é a mesma coisa.

É exatamente por isso que eu respeito a obra alheia. Prefiro pagar (caro) por um livro, um cd ou um dvd pois não gostaria que pegassem minhas criações – dar “(…) de graça a única coisa que eu sei fazer para sobreviver” (Cacilda Becker). É a reciprocidade em sua expressão máxima.

Quando o fulano(a) daquele blog usurpou o direito de autoria da Ana Cris, tomando para si o Zumbigo, ele fez isso – roubou o direito dela, algo inalienável como a sua própria vida. Tomei as dores dela, justamente por não admitir que isso ocorra com alguém que teve todo trabalho e paciência do mundo em criar algo.

Pior do que roubar o direito da Ana, foi ter comprovado publicamente sua inaptidão em fazer algo que está ali para ser baixado de graça, explicando como fazer.

Dando o troco

Bem, como isso não pode passar em branco, já enviei uma notificação para o autor do blog pedindo uma retratação pública sobre o fato, caso isso não ocorra, o Marcamaria Design Gráfico Ltda. ME vai agir judicialmente, afinal a imagem está presente no blog do .marca, logo presumo que o furto ocorreu aqui.

Não adianta fechar só o blog, ele(a) precisa ser responsabilizado pelos seus atos e caso não faça o que pedido no e-mail de notificação, além da retratação pública e eliminação do blog, vamos entrar junto com a Ana para uma ação de indenização por danos morais. Eu não quero chegar a esse ponto, por isso vamos tentar esse acordo e, para isso, preciso da sua ajuda:

Entre no blog do infrator e peça para ele se retratar publicamente. Já deixei um texto pronto para vocês colarem lá:

Você violou o Direitos Autorais da Ana Cris Lopes (http://www.flickr.com/photos/dondocas/), usando a imagem de uma criação dela protegida pela Lei N° 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998 de sem dar os devidos créditos, passando-se por ela.

Seja honesto e retrate-se do seu enorme erro!

E aproveitem e mandem um e-mail para o autor com a mesma mensagem: leliserra@hotmail.com.

É um pequeno passo para mudar algo que nunca deveria ter acontecido.

Um grande abraço,

.faso

Atualização: o autor(a) não agüentou o tranco e apagou o blog – não era mais fácil assumir o erro?? Triste isso…

15 comentários sobre “Roubaram um Zumbigo!!

  1. .faso disse:

    Má R. – sim, vi sim, como ele “creditou” depois, resolvi deixar quieto, mas depois que vi que ele(a) furtou a imagem da Ana, resolvi ser mais enérgico.

    Clau – o pior foi isso: ter tudo para fazer e preferir copiar uma imagem em que outra pessoa criou. Triste.

    Um grande abraço,

    .faso

  2. Patrícia disse:

    Já está constando lá:
    “The authors have deleted this blog.
    The content is no longer available.”

    Bem mais fácil do que se retratar publicamente… tsc, tsc, tsc…covarde!

  3. Carola Rodrigues disse:

    Pô, eu tinha comentado lá mas o/a infeliz apagou e deve querer deixar por isso mesmo.

    Qual o tamanho da cara de pau de um ser desses? Pô, falar que está fazendo algo, que acha legal, fala que o projeto é seu e, pum, do nada rouba uma foto e posta como se fosse dele. :O

    Tô boladona!

  4. sybil disse:

    pior que agora o blog foi deletado
    a picareta preferiu sumir (e certamente fará outro e continuará sendo assim pela conduta tomada) do que se retratar…
    lamentável ! como pode haver pessoas tão pobres de espírito assim não é mesmo?

  5. angela torres disse:

    nossa, fiquei passada!! tem gente muito cara de pau mesmo nesse mundo viu, o que estão copiando de post por aí, até do blog da Rosan Hermman o cara chupinhou texto, foto e tudo mais….afff……1 bjo pro Zumbigo original!!

  6. Madame Trapo disse:

    Que sacanagem isso…..o blog foi apagado e a responsável sumiu.

    Infelizmente é uma coisa corriqueira aqui no Brasil….uns copiando o trabalho dos outros….é triste realmente.

    Dois de meus personagens foram, plagiados também. Os responsáveis (funcionários da Abril Digital) vetorizaram minha Geisha e Ninja…veja o post aqui do que aconteceu.
    http://madametrapo.blogspot.com/2008/07/somos-todos-seres-inspirados.html

    Eu recorri a emails e conversamos….alguns muito, mas muito mau educados por sinal. E depois de algum silêncio, os wallpapers foram retirados do ar.

    Temos que correr atrás dos nossos direitos….as pessoas sem um pingo de educação nem criatividade acabam copiado o que é bom.

    Beijos
    Glá Quicolli

  7. Paloma Soares disse:

    Gente… que horror…
    primeiramente, quero mandar um beijao pra todos…. eu nao aparecia aqui ja faz um tempo… mas agora voltei, e estou muito feliz por isso
    o/o/o/
    amei voltar ao blog…. afinal, eu amo o blog!
    hehehe
    mas enfim, fiquei muito chocada com o ato do tal cara q “roubou” o zumbigo…. q tremenda falta de consideração…
    eu fui mandar o textinho pro blog, mas o blog nao existe mais…
    cara mais cara de pau, hem… o.O
    enfim… é um prazer postar aqui de novo!!!!
    abração!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *