Uma tabelinha monstrual

Monstruação: o monstro da menstruação

Há uma lenda muito antiga que relata a aparição de um ser mágico tão antigo como o homem na Terra. Ele surge a cada mês e sua presença é sempre recebida com alerta e atenção – em alguns momentos sua fúria é imensa, causando pavor em todos os homens por perto. Quando triste, não há nada no mundo que o console.

Assim como o Saci e o Preto Velho, para acalmar o seu espírito é preciso fazer algumas oferendas, como dar chocolates, elogiar suas roupas, presentear com mimos, não comentar sobre sua forma física ou simplesmente afagar o seu ego; aliás, dizem que um dos melhores remédios para evitar problemas é evitar confrontos diretos ou ficar muito quieto.

Mas a convivência com esse monstro é uma coisa muito engraçada: o prenúncio da sua chegada causa arrepios em que está ao seu redor, mas quando ele se atrasa -ou pior, não vem- as pessoas entram em desespero por causa da saudade.

É assim todo mês. Ele vem e vai embora. Alguns sofrem com ele, outros nem tanto, mas no final todos conseguimos conviver com o Monstruação.

Criando uma tabelinha menstrual

Hoje tio .faso se enveredou por um mundo oculto e desconhecido para a maioria de nós homens: o ciclo menstrual das mulheres. Eu confesso que tenho muita dificuldade de entender os dias em que tal evento ocorre e nunca tentei aprender como o dito funciona, mas agora -imagine eu estufando o peito todo orgulhoso- “profissionalmente” precisei decifrar os segredos da Monstruação.

Agenda mini-mi: tabela

Protótipo da Tabela Menstrual da Agenda mini-mi 2009 (clique para ampliar)

Muitas meninolas pediram uma tabelinha menstrual para colocar na agenda mini-mi e, com a ajuda do tio Gugli e do caríssimo Wagner Skellington, construi uma tabela baseada em algumas coisas que eu vi na web – olha a danada:

Basicamente é um gráfico de 13 meses (de janeiro deste ano ao de 2010) em que vocês poderão anotar quando, qual a intensidade e quando termina esse período de “balanço feminino”. Ainda faltam os ícones para representar cada estágio, mas gostaria de saber de vocês meninas (ou meninos interados no assunto) se está aparentemente tudo correto. Dicas e sugestões são sempre bem vindas:

Vou consultar uma ginecologista (minha irmã) para conferir tudo que criarmos aqui, assim teremos um material consistente e correto.

Em tempo: descrevo a tabela como “Tabela Monstrual” ou “Tabela Menstrual”? X)

Um super abraço,

.faso

18 comentários sobre “Uma tabelinha monstrual

  1. Marina disse:

    fasolino, achei lindo! eu não tinha sugerido a tabela porque minha opção de anticoncepcional é tiro-e-queda, sempre sei quando está para chegar, não sofro, sei quando vai acabar e tudo mais.
    mas agora que vi o post lembrei como a vida já foi mais confusa! hahahaha
    não pense que só os homens que não entendem de menstruação e seu ciclo, o período fértil e coisa e tal: muitas mulheres também não sabem.
    acho que, por mais que seja super necessário mudar este quadro, é normal não saber.
    parabéns! depois da consulta com a sua irmã, nos conte o que ela disse (aliás, se ela quiser dar umas palavrinhas explicativas pro público, seu blog vai virar utilidade pública³!).

    ah, e não seria assim, ó::
    “Mas a convivência com esse monstro é uma coisa muito engraçada: o prenúncio da sua chegaDA causa arrepios em que está ao seu redor, mas quando ele se atrasa – ou pior, não vem – as pessoas entram em desespero por causa da saudade.”?

  2. .faso disse:

    Marina – realmente é algo complicado que eu preciso verificar com carinho com a minha ginecologista de plantão (isso soou tão errado quanto eu estou imaginando? -risos). Mas depois que se pega o jeito, fica fácil entender. Vou ver como faço para montar esse post explicativo.

    E já corrigi o texto! Obrigadim! X)

    Um super abraço,

    .faso

  3. Camila disse:

    Adorei a idéia!!!
    Ficou muito lindo mesmo.
    Bom, como também tomo anticoncepcional, pouco usei desta tabelinha, e pra ser sincera tbm me enrolo com ela!!
    Adorei a sua definição da “Monstruação” rsrsrs vou ter que usar seu termo daqui pra frente! É muito mais divertido!
    Adorei que se chame “Tabela Monstrual”…hahaha
    Beijos!

  4. Emara disse:

    Olha eu colocaria como menstrual ou algum nome fofinho…. prq o sugerido , parece ruim…. as meninas que pensam assim desenvolve os períodos com cóicas terriveis, se assumirem o periodo como uma BENÇÃO , tudo muda, e é uma benção, qualquer estudo ocultistas, tem a menstruação como sagrada.

  5. Micmoon disse:

    Olá .faso!!

    Essa agenda está ficando muito legal, mas essa parte do ciclo menstrual… Hummm… Não gostei não! Faz vários anos, eu utilizava uma agenda muito legal, especialmente elaborada dia a dia para o ciclo feminino e sua correlação com as fases da lua. Sabe, era muito interessante, e tratava a menstruação de forma positiva, como deve ser. Caso tenhamos cólicas, TPM, etc, bom, isso não quer dizer que seja um período monstruoso… Acredito que algumas mulheres realmente sofram nesse período, e por esse motivo mesmo, acho que seria importante tratar o assunto de forma ainda mais positiva. É um belo período, afinal!! Eu entendi o que você quis passar com o nome, a ilustração daquela bonequinha bravinha, mas eu realmente acho que seria mais a cara da marcamaria tratar o assunto com um toque divertido sim, mas também natural, sabe. Bom, não sei se estou conseguindo me expressar direito…
    Em suma, adorei a agenda (eu quero, hein ^^ ), e espero ter ajudado com meu ponto de vista.

    Abraços,

    Micmoon =)

  6. Clara Edwiges disse:

    Eu acho que comparar a mentruação à um monstrinho fofo de quem a gente até sente falta não tem nada de negativo, é ate divertido xD

    Gostei do “Monstrual” mesmo. É divertido, e é a cara do .marcamaria ;.)

  7. disse:

    faso,

    HAUHAUAHUA, você é uma figura.
    divertido, ri logo que percebi o assunto do texto. parece que muita moça acha divertido também, mas, ah, como eu sei de nada, acho que você podia disponibilizar uma versão mais “uhu! o/” do calendário.

    desnecessário dizer, não farei uso (direto) do material nesse post.
    mas prometo xeretar no marcamaria o quanto antes! haha

    abração.

  8. Whateverlyn disse:

    Monstrual!
    Claro.
    Assim ó, não sei se entendi bem o que vc está querendo, mas vc pode colocar uma nuvenzinha com uma garoa para indicar dias amenos, outra, com uma chuva mais forte, para indicar dias normais, e outra com nuvens negras e raios, para indicar tempestade!
    Hauahuahuahauaa

    É isso.

  9. Taty disse:

    sabe porque a mulher mesntrua???
    quando Eva comeu a maçã, Deus disse a Adão:
    _ como castigo vc vai ter que trabalhar para sustentar vc e sua familia…
    e ele virou para Eva e disse:
    _ vc foi a causadora de tudo isso, então vai ter que pagar com seu próprio sangue…

    então Eva questionou:
    _ Ó poderoso Deus, não pode ser em pequenas prestações menstruais???

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *