Carnaval Bonequeiro

Tipograf. on the wall

Enquanto muitas pessoas pulavam carnaval madrugada a dentro, tio .faso estava bonecando esse carinha aí em cima, meu primeiro boneco totalmente ilustrado.

Eu já havia anunciado sua existência aqui, mas confesso que estava ansioso para fazê-lo. Era algo diferente… ele era totalmente ilustrado.

A história começa basicamente com um e-mail desconhecido, onde um editor de uma revista que eu leio me convidava para ensinar a fazer o Zumbigo em sua edição especial sobre toyart. Fiquei honrado e dandei a aceitar o convite.

Depois de matutar, percebi que o público da revista não era o mesmo aqui do .marca, então o Zumbigo talvez não fosse bem aceito pelos leitores, então propus uma nova idéia: fazer um P.A.P. (passo-a-passo) de um boneco ilustrado? O Editor adorou a idéia e dandei a criar o menino.

A idéia

Como tudo de bom nessa vida, nada é criado do zero; partimos sempre de referências que nos inspiram.

Esboços do boneco

Esboços do boneco

Esse boneco é um confluência de pequenos estilos, como a cor amarela herdada dos grafiteiros Os Gêmeos, o estilo urbano do  Dunny French Tizieu e até o mais improvável: a tatuagem de um ilustrador que admiro muito, o Kako.

O grande ilustrador Kako e suas tatuagens

O grande ilustrador Kako e suas tatuagens

Aliás, a palestra que ele proferiu lá no Campus Party foi uma das coisas mais agradáveis que pude conferir. Sabe, é engraçado você ver uma pessoa que você admira tanto assim tão de perto, tão humana e te olhando nos olhos – você sente que aquele trabalho que você gosta não é uma obra do acaso; é o resultado de muitos anos de dedicação e amor por aquilo que se faz – tudo que é feito com amor transpira esse sentimento.

Depois de fazer esse boneco ilustrado, resolvi meter a fundo o meu nariz nesse mundo. Finalmente achei uma das coisas que eu mais buscava em todos esses anos: transmitir minhas idéias através dos bonecos que crio. Precisei de 15h de trabalho intenso e mais umas outras tantas sem dormir para escrever e enviar o P.A.P., para me reencontrar com um dos meus sonhos

Cenas do "making of" do boneco ilustrado

Cenas do "making of" do boneco ilustrado

Pouco-a-pouco vou começar a criar algumas peças ilustradas – ilustrações em pano-, criando um portifolio que ainda não tenho. Claro que não deixarei de produzir os .marcas como vocês vêem acompanhando, mas agora também vou trilhar novos rumos. “Ser um bonequeiro pleno” é o meu plano de vida.

Obrigado a todos que sempre comentam e me apoiam, que me inspiram e me fazem querer ir sempre além, mesmo que eles não saibam que fizeram isso, como o Kako com suas tatuagens em uma aula de vida.

Um super abraço,

.faso

Em tempo: quando a revista for publicada, serei o primeiro a publicar o nome. Até lá, segredinho para atiçar a curiosidade de vocês! X)

10 comentários sobre “Carnaval Bonequeiro

  1. marina disse:

    não sei… mas acho o novo boneco com cara da revista zupi, ou talvez da revista do itau cultural… editoriais nesses estilos. :]
    ficou muito bacana, fasolino!

    seu carnaval deveria servir de exemplo para muitas pessoas! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *