22 comentários sobre “Registro junto ao INPI: demora mas sai

  1. Danny Barros disse:

    A vida anda passando tão rápido que logo passa o tempo e quando vemos já tá lá Registrada!
    A minha filha será registrada junto com seus Mini mis… lembra?
    Daqui a 1 ano e alguns meses estarei colocando o R no final da Borbolet’s…

    Fiquei feliz por você!
    Um cara legal D+
    Valeu tio .faso!

  2. Anamel disse:

    tio .faso,
    Eu sabia que demorava, mas não imaginava que demorava tanto. Cheguei a achar que tinham esquecido meu pedido!!! Rsrsrs. Mas agora que vi seus prazos, o jeito é esperar mesmo.
    Bjocas
    Ana

  3. Abner disse:

    Pra falar a verdade foi até rapido, agora experimento registrar uma patente.
    Leva no minimo 10 anos.

    De qualquer forma, parabens por mais essa conquista.

  4. Ines disse:

    Li sua matéria pp sobre registro de marcas e me interessei muito. Demos entrada há um ano, e em 06/01/2009 apareceu com esse mesmo cód.de despacho 003. Isso quer dizer que saiu a nossa marca ??? ligamos direto para INPI mas só conseguimos falar com a telefonista ….. Obrigada

  5. BIA SOUSA disse:

    SANTO FABIO!!!
    Sim, porque é um inferno fazer um registro por conta própria e vc está iluminando meu caminho. .. SAnto?? Ou seria anjo?? sei lá.. o fato é que fiquei um pouco mais tranquila ao ler seu relato….rs… Bom, será que você “sabe” se eu corro o risco de alguém me tomar a marca enauantp não sai o 351 (deferimento)? Porque estou no 003 – ainda – e preciso usar a marca… Abraços e sucesso. Obrigada pelo apoio e atenção.

  6. .faso disse:

    Bia.

    Tudo bom? Não sou santo e nem anjo (momento de “auto queimação de filme” – risos), mas não fiz com intuito de lucrar ou coisa do tipo. Queria apenas compartilhar esse conhecimento que poderia ser útil para alguém além de mim.

    Sou formado em design de marcas e um dos quesitos para eu poder me formar era simular um pedido de registro de marca – eu fui além e entrei com o meu pedido de registo e dois anos depois tive o retorno da marca registrada. Isso é um bem (um ativo) mais valioso que alguém pode ter.

    Agora falando sobre sua dúvida: ao entrar no despacho 003 você está tornando pública a sua vontade de ter sua marca registrada. Mesmo que você seja uma mega empresa com zilhares de marcas registradas, sempre vai ter alguém que pode agir de má fé e usar o seu logo (que diga o Google).

    “Mas para que registrar se alguém pode copiar?” – você se pergunta – é aqui que entra as formalidades legais de um registro de marca. Se você entrou com o pedido de registro e logo depois entra outra pessoa com um pedido parecido, judicialmente você tem o direito de impedir, pois você foi a primeira a fazer. Com a marca registrada, você tem o comprovante público perante a União que ela te pertence, logo você pode entrar com uma ação judicial pedindo para que não façam uso indevido da sua marca e coisa do tipo.

    São vários detalhes, mas você tomou o primeiro passo e entrou com o pedido que já está em andamento. Agora é só esperar.

    Um super abraço,

    tio .faso

  7. Letrom disse:

    Gostei muito desse blog aqui!

    Olá faso, você é o cara velho, compartilhando sua sabedoria conosco!

    Eu depositei meu pedido de marca para a minha empresa, no de 25/03/2010 mas nao saiu nada nas RPI até agora! Eu procuro pelo numero de processo, pelo nominativo da marca, pelo meu nome, cpf, cnpj ! E nao aparece nada! Em nenhuma das RPIS. É normal isso, ou será que foi arquivado. Eu antes de fazer o deposito, paguei a GRU e esperei 1 dia anets de depositar o pedido para nao ter aquele problema de pedido inexistente. Mas isso é normal .FASO, quando vc depositou o seu, quanto tempo depois saiu alguma coisa referente a ele na rpi.

    Desde te agradeço!

  8. Letrom disse:

    Ola faso tudo bom?

    Eu queria saber o seguinte, depositei meu pedido de marca, mas estou querendo colocar ela nas minhas nostas fiscais, eu posso fazer isso antes que o registro de marca seja deferido?
    Eu encontrei isso na net–>> “A empresa que tem o protocolo do pedido de registro em mãos já pode explorar o seu uso, inclusive impedir que empresas terceiras utilizem a sua marca indevidamente. Artigo 130, inciso III, Lei da Propriedade industrial.

    Isso é verdade? O que é o protocolo do pedido???
    É o numero do processo?

    Desdeja te agradeço rapaz!

  9. .faso disse:

    Letrom,

    O processo de pedido de resgistro demora +/- dois meses para ser publicado na revista do INPI, pois isso que falo para sempre olhar ela, pois lá vai aparecer todo o processo, caso haja algum problema ou a oficialização do pedido.

    Esse protocolo é justamente o pedido de registro, quando esse é publicado na Revista do INPI e entra na base de buscas do site. Imagina se todo mundo que fosse depender de uma marca para trabalhar, tivesse que esperar 2 anos até a danada ser publicada? Foi o que eu disse no comentário acima.

    Um super abraço,

    tio .faso

  10. Sandro disse:

    O que fazer quando o INPI, Instituto nacional de propriedade industrial não cumpre sua parte ?

    Tenho um pedido de registro de marca no INPI, a 6 anos e 4 meses, e até hoje, ainda não se dignaram a dar uma resposta, visto que paguei todas as taxas, e fiz tudo que mandam, acredito que cabe até processo, afinal, paguei por um serviço, não prestado.

  11. Maurício disse:

    Prezado,

    Gostaria de uma ajuda, um esclarecimento a respeito, em vista de que já sofreu um bocado com essa longa espera no INPI. Eu fiz um pedido de registro de marca mista. Obedeci todo o ritual da cartilha. Segui todos os passos do site, etc. Ocorre que ao fazer a consulta pelo processo naquele “vista eletronica de petições”, sempre aparece como processo “inexistênte”. O mesmo ocorre quando faço a pesquisa pela base de marcas ou por número de processo, direto no site. A revista, eu sempre procuro nas publicações, mas nada… Já fui pessoalmente, mas nenhuma informação me é passada a não ser que “é assim mesmo… demora…” Mas acho que deveria ao menos aparecer algum status do processo naquela seção “vista eletrônica de processos”, uma vez que o sistema é informatizado.
    Estou absolutamente “no ar”, sem um referencial do que possa estar acontecendo. Gostaria de lhe perguntar então tão somente isso: ao dar entrada, seu processo apareceu logo? Digo, pelo menos algum status do mesmo aparecia ao fazer a consulta? Ou ficou também semanas e semanas como eu, buscando na revista alguma referência se houve exigência, etc? Olha, desde já lhe agradeço qualquer informação que me der a respeito, pq estou mesmo “no ar” quanto a isso.
    Obrigado!
    Um abraço,
    Maurício.

  12. Maurício disse:

    Me diga ainda uma coisa: antes de aparecer na revista INPI, seu processo aparecia ao fazer a consulta no “vista eletrônica de petições” do site?
    Agradeço muito por qualquer informação a respeito que puder me dar!

  13. Anamel disse:

    .Faso!!! Depois de muito, muito tempo mesmo, minha marca tb saiu!!! Fiquei super feliz!! Mas fiquei com uma dúvida. Eles falam que o certificado ficará disponível na Diretoria de Marcas. Como é isso?? Vc já pegou o seu?? Moro em Salvador e não tenho a mínima idéia de como fazer para pegar o certificado. Já rodei o site do INPI e não achei informação. Compartilhe sua experiência, please!! :))

    • Tio .faso disse:

      Aeeee! Parabéns!!!

      Tá aqui uma pergunta que eu devo responder: ainda não fui buscar o meu certificado, pois tem que retirar ele pessoalmente lá no INPI. Como agora a marca mini-mi vai ser finalmente liberada para o registro, vou de uma vez só pegar os dois certificados.

      Liga no INPI e pergunta como eles podem enviar o certificado para você! X)

      Abraços,

      tio .faso

  14. José Carlos disse:

    Amigos gostaria de saber o seguinte há 8 meses paguei uma empresa para fazer o registro no INPI, pois o mesmo foi feito, foi publicado no INPI, está na situação com um “M” em vermelho. Gostaria de saber se já sou dono da marca ou se tenho que aguardar mais algum tempo? Outra coisa o mesmo escritório me ligou agora para eu fazer um registro na Escola de Belas Artes da UFRJ. Gostaria de saber se esse registro é necessário ? Aguardo resposta.

  15. Jacqueline disse:

    Olá Faso,
    estive procurando informações sobre “como registrar minha marca” e vim parar aqui no seu PAP que está excelente.
    Eu mesma fiz minha logo, primeiro para o blog que depois se tornou minha loja de artigos artesanais.
    Minha arte tem imagens e letras, vc sabe me informar se posso registrar como se apresenta na etiqueta que uso? Faz diferença na hora de registrar?
    Vi sua arte na imagem que usa no topo deste post por isso associei a dúvida que tenho, não sei se na verdade é sua marca d’água.
    Mas de qualquer forma se puder me dar uma direção serei imensamente grata pois quero muito registrar o nome da minha loja virtual que é a marca dos meus produtos artesanais. Já estou tendo problemas com minhas peças que estão sendo copiadas e quero me resguardar de alguém se apropriar do “nome” da marca.
    Vou seguir o seu passo a passo.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Um abraço
    Jac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *