O menino Lua: rascunhos

Rascunho do Rei Sol

Boas novas! Tio .faso está quase terminando o Lilliput! XD Acredito que dia 13 de outubro 18 de outubro o site novo já esteja no ar. Recado dado, bóra falar do tema do post.

Há algum tempinho estou praticando a filosofia do “não passe mais vontade” – traduzindo: se me apetece, vou lá e faço. Esse negócio de ficar passando vontade só vai criar um velho ranzinza e cheio de rancor com a vida. Depois do post do Menino Lua, resolvi abraçar a idéia de fazer esse livro ilustrado com bonecos. Claro, estou fazendo no meu tempo livre (depois que saio do .marcamaria).

Demorei um pouco para achar uma boa trama (lê-se “algo que me faça querer escrever como louco”) e será um misto de fantasia com auto biografia. Basicamente irei pegar um tema que amo (espaço) e brincar com ele usando um monte de alegorias.

Processo de construção do livro

Mentalmente eu separei as coisas que preciso fazer. Uma delas é o desenvolvimento dos personagens (tema desse post).

Antigamente no século passado eu criava perfis dos meus personas, mas depois de velho perdi esse costume. Deixava os danados mais livres, crescendo junto com o texto. Escrevia de forma imprevisível, como nossa vida. Continuarei nesse modo, mas quero ter um guia dos personagens que o Menino Lua irá encontrar.

Em tempo: os desenhos abaixo são apenas esboços, livres e sem preocupação com a forma final. A questão aqui era capturar a idéia (aprendi com o tio Hiro no curso que ele deu). Até as descrições podem mudar (e convido vocês para me ajudar). Quando tudo estiver azeitado, farei desenhos mais elaborado e decentes.

O rei Sol O Rei Sol

A formação do nosso Sistema Solar começou com essa “pequena” bola de plasma na qual todo mundo circunda ao redor. Na estória do Menino Lua eu o coloquei como o rei: mais velho, mais sábio, sem o qual todo o reino não existiria.

Mercúrio Mercúrio

Sabe aquelas pessoas que tem muito problema de acne? Esse é o Mercúrio. Ele tem uma visão bem peculiar da vida, principalmente por estar tão próximo do Rei Sol, com quem aprende muito e, ao mesmo tempo, estar ao lado da Vênus, que é o oposto do Rei.

Vênus Vênus

É irmã gêmea da Terra. Mas como não teve filhos (nenhuma lua) pode focar todas suas energias em si própria. Gosta das coisas do seu jeito, tem cabeça quente (efeito estufa) e não liga muito para opinião alheia.

A dona Terra A dona Terra

A nossa casinha azul nesse universo frio e escuro será agirá como a mãe do Menino Lua: tem um enorme carinho por ele, quer que ele esteja bem, mesmo sabendo que ele não poderá ficar sob a barra da sua saia para sempre (a Lua se afasta uns 4cm por ano da Terra)

O guerreiro Marte O Guerreiro Marte

Ele é frio, valente e se acha a última bolacha do pacote. Ele é a última fronteira entre os grandes sábios do Reino Solar. Almeja ser o principal defensor do reino

Júpiter Júpiter – o primeiro dos grandes sábios

Entre os grandes sábios é ele que simboliza a força. Ele é o real protetor dos pequenos do baixo reino (Terra, Marte, Mercúrio e Vênus). Visualmente ele possui apenas um olho, pois perdeu o outro durante as várias batalhas para proteger todos.

É uma pessoa de opinião muito forte, conseguindo atrair todas as atenções. Não é muito de pensar, prefere agir.

Anciã Saturno A Anciã Saturno

Dentro de todo reino é a mais exótica. Sempre oculta por um véu que não permite ver o seu verdadeiro eu. Algumas vezes ela pode ser muita esquisita, mas os seus conselhos são aqueles que apenas uma avó poderia dar.

Irmãos Urano e Netuno Irmãos Urano e Netuno

São os gêmeos do Reino. Sua opiniões divergem muito, mas são exatamente eles que trazem o equilíbrio para as decisões dos mais velhos.

O peculiar Plutão O peculiar Plutão

Esse é o ermitão do Reino. É difícil encontrá-lo, mas sabe-se que ele está sempre acompanhado do seu fiel amigo Karonte. Ele é o tipo de pessoa que observa tudo de longe, sem interferir muito nos acontecimentos.

“Mas não tem planeta a mais/menos aí?” – Sim e não. Estou pensando no sistema solar que eu conhecia quando criança e confesso que ainda não pesquisei direito para saber quais novos planetas fazem parte do novo sistema (só me lembro da Ceris e olhe lá). Eu poderia ter parado em Netuno, mas sempre fui muito fã do Plutão e faço parte daquele grupo doido que não concorda com o rebaixamento dele. Fora que na minha alegoria ele terá um papel importante.

Sintam a vontade para darem seus pitacos e idéias. A casa sempre agradece! X)

Um super abraço,

tio .faso


5 comentários sobre “O menino Lua: rascunhos

  1. Sheylla Tomás disse:

    Quando eu tinha 6 anos criei uma historinha, “O DIA EM QUE O Sr. COELHO SUMIU”. Fiz os desenhinhos e tudo! rsrs Até pouco tempo atrás tinha esses rabiscos guardados… quem sabe vc não me inspira a tirar isso da gaveta e transformar num projeto descente?! rsrs
    Acredito muito nesses trabalhos que nascem no coração da gente. Uma idéia que era uma sementinha vai crescendo, tomando forma… e o seu Menino Lua tá crescendo vistoso e forte! rsrs
    Parabéns, pelo talento e pela iniciativa de botar mais um filho no mundo.

    • Tio .faso disse:

      Sheylla – Se eu aprendi algo com tudo o que tenho feito, é que nunca devemos desistr dos nossos sonhos, mesmo que eles pareçam sem sentido (principalmente no começo).

      Tira o pó da sua estorinha e bota ela no ar fresco novamente. Mesmo que você não mostre para ninguém, o sentimento de realização é algo impagável. E você ficará um dedinho mais feliz! X)

      Um super abraço e obrigado,

      tio .faso

  2. Nathalie disse:

    Andou fazendo pesquisa em mitologia greco-romana? Tá bem de acordo!
    Adorei as associações.

    Pretende fazer bonecos? Se for fazer, quero uma Vênus… já me identifiquei inteira com ela :)

    Massa seu processo criativo.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *