O Menino Lua: painel semântico

Painel Semântico

Um truque muito útil que aprendi no final da faculdade de branding é o famoso painel semântico – uma forma prática de gerenciar, organizar e fruir as informações.

Sabe quando você está desenvolvendo um projeto e parece que as informações estão confusas e não muito claras? Será que uma determinada idéia é realmente melhor do que a outra? É aqui que surge essa ferramenta para deixar a criação de design um pouquinho mais metódica e menos caótica.

Para criar um painel semântico, só querer folhas de papel, fida adesiva e uma parede (a parede é importante para você e outros poderem observar o projeto como todo de forma global). Você pode preencher o seu painel com o que for necessário, desde conceitos, valores, rascunhos, idéias, materiais e tudo aquilo que está envolvido no processo de criação. Eu ainda estou começando o meu painel semântico do Menino Lua. Nele eu estou colocando todos os esboços que já fiz, assim como colocarei idéias e conceitos sobre o personagem e o seu mundo, materiais para produção, etc. .

Detalhe do Painel Semântico

A utilidade desse painel está no fato de você poder enxergar o projeto de forma maximizada, podendo ver claramente os itens conflitantes, coisas que combinam com os ideais da marca, enfim, todo aquele processo que está na sua cabeça passa a exposto no mundo real.

No meu caso eu pude observar as várias versões do Menino Lua, uma ao lado da outra e com isso vi o que cada uma delas poderia contribuir para a versão final do mesmo. O mesmo vale para os esboços originais dos outros planetas, que na época em que eu fiz pareciam todos prontos, mas agora percebo que só um deles combina com a proposta que estou desenvolvendo.

Coloque suas idéias na parede e as veja de longe. Convide alguém para ver e peça para ela falar o que ela pode perceber. Em pouco tempo você vai ter informações suficientes se o seu projeto está ou não no caminho que você deseja.

Um super abraço do tio .faso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *