Um robô bonequeiro

Pés, braços e nariz feitos por um robôEssas cinco peças são diferentes de todas que eu fiz nesses últimos 10 anos de trabalho e por isso são especiais.
 
O que há de diferente nelas não é o material ou modelagem, mas sim quem fez: uma máquina autônoma.
 
Estou há desde 2011 tentando mecanizar alguns processos mais repetitivos do .marcamaria afim de otimizar custos e melhorar a produção (e salvar a minha saúde).

Quando comprei a minha bordadeira eletrônica descobri que ela é basicamente um robô que trabalha com linha e pontos. Volta e meia eu tentava fazer ela costurar alguma coisa, mas na maioria das tentativas não dava certo. Agora que estou com prazo apertado para terminar 30 bonecos para um bazar, resolvi colocar em prática tudo o que eu testei ao longo desses anos.

Valeu a pena?

Na minha mão tudo isso da foto levaria uns 15-20 minutos para ficar pronto. São peças com dedinhos individualizados, curvinhas minúsculas e formas que até hoje eu não entendo porquê insisto em fazer (risos). Já a máquina fez tudo em apenas 4 minutos pela máquina, enquanto eu só assistia e apoiava o pano para ela trabalhar.
 
Aqui do meu lado estão 71 uma peças (braços, pernas, pés, narizes, orelhas e chifres) feitas em 4h. Eu certamente levaria mais de 12h para terminar tudo (e certamente estaria meio morto de cansaço e com dores horrorosas nas costas). Por mais que há uma perda maior de tecido por causa da imprecisão da técnica que desenvolvi, o custo final tá se pagando várias vezes.
Isso não quer dizer que eu vou deixar de fazer bonecos como antigamente (a máquina só costura coisas simples e que caibam dentro de uma área de 10x10cm), mas oficialmente tenho o meu primeiro ajudante que vai viabilizar os preços dos produtos para artistas e empresas!
No fim é legal notar que uma pessoa comum como eu consegue usar automação para melhorar o processo de trabalho. Eu sem achei que isso só poderia acontecer em empresas grandes e com muito investimento.
Então fica aqui a dica final: veja a forma como você produz seus produtos e veja o que você pode melhorar nos processos de manufatura. Às vezes uma mudança de visão pode fazer uma mini revolução no seu negócio!
Um super abraço,
tio .faso
Publicado em: lab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *