Você já se perguntou como é que é feito um boneco? Aqui no .marcamaria o processo de produção combina o fazer artesanal com tecnologia de ponta, resultando em um amigo de pano de excelente qualidade e durabilidade.
A gestação do bonequinho é feita em 7 passos:
1) Conversão da ilustração ou ideia em desenho bonecal
A primeira etapa da gestação de um boneco começa com o desenho. É a partir dele que eu conseguirei identificar o que precisa ser feito, quais materiais serão utilizados e o que precisa ser convertido para facilitar a produção.
Importante: não se preocupe se você não souber desenhar. Basta me avisar que eu resolvo isso para você! :)
2) Modelagem das partes do boneco
Com o projeto do boneco pronto começa transição para o mundo físico. Essa é a parte crucial da gestação, pois ela definirá toda a produção.
Cada projeto de boneco é único e, por isso, alguns podem ser mais simples ou complicados de modelar. Geralmente eu trabalho a planificação (é assim que o pessoal da costura chama a criação dos moldes) via software, mas em alguns casos eu trabalho usando apenas régua, esquadro e lápis. E se a peça foi muito complexa, até modelagem em plastilina é utilizada para atingir o resultado desejado.
3) Bordando carinhas
Praticamente todos os bonecos que crio hoje possuem rostos bordados, pois a minha bordadeira eletrônica permite um alto grau de qualidade e detalhamento que antes eu não conseguia realizar usando apenas apliques de tecido. Claro que dependendo da necessidade o boneco pode contar com olhos de plástico com trava de segurança ou outros detalhes em resina e materiais diversos.
4) Montagem do boneco
Você gosta de montar quebra-cabeças? Eu não gosto (risos) mas um boneco é basicamente isso: um quebra -cabeças tridimensional onde as diversas partes são finalmente unidas.
Cada parte do boneco é feita de forma individual, ou seja, quando mais detalhes ele tiver mais demorado e complexo será o processo de construção.
E não se espante com a foto: isso é o avesso de um boneco, provando que eles são lindos por fora e feios por dentro!
5) Desviramento do boneco
Aqui dentro da oficina eu chamo o desviramento do boneco de “trabalho de parto”, pois é a parte mais física e extenuante da produção de um bonequinho.
Isso ocorre quando é necessário passar todo um corpo completo por um buraco com pouco mais de 3cm de largura.
No final surgem um boneco todo descangotado, amassado e murcho.
6) Estufamento e parla!
Contam que Michelangelo (o escultor e não a Tartaruga Ninja) após terminar o Davi bateu nele dizendo “Parla!”, fazendo uma brincadeira como se sua obra estivesse viva.
Os meus bonecos só falam na ausência de pessoas (risos), mas para conseguirem tal proeza eu adiciono um coração de feltro vermelho em cada um deles durante a etapa de estufamento com fibra siliconada anti-alérgica.
Após fechar a incisão de desviramento e cortar a linha, o bonequinho está oficialmente nascido, com data e hora anotados.
7) Certidão de nascimento e uma cartinha
Após todo processo de manufatura do boneco, ele é limpo e preparado para o envio do adotante.
Ele ou ela receberão com um bonequinho uma certidão de nascimento completa e uma cartinha escrita a mão agradecendo pela encomenda. Com tudo isso pronto o boneco é colocado em um saquinho de proteção e enviado via cegonha (correios).
Agora que você viu como nasce um bonequinho, que tal encomendar o seu?